quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

O amor aplicado e comentado

Ganhei um presente que me deixou bastante estimulado a ler a Bíblia: um Novo Testamento de estudo, versão King James. Espero que essa empolgação vare 2008 adentro e que eu consiga completar o Rally Bíblico. rs

Deus andou falando algumas coisas através da leitura da Palavra. Alguns textos maravilhosos com ótimos comentários. Como bom "crente-pá" vou transcrever alguns desses textos e comentários para que vocês também sejam abençoados...

Romanos cap. 12 vv. 3-18 ____________________

"Porquanto, pela graça que me foi concedida, exorto a cada um dentre vós que não considere a si mesmo além do que convém; mas, ao contrário, tenha uma auto-imagem equilibrada, de acordo com a medida da fé que Deus lhe proporcionou.
Pois assim como um corpo temos muitos membros, e todos os membros não têm a mesma função, assim também nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e cada membro está ligado a todos os outros.
Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o teu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensina; se é encorajar, aja como encorajador; o que contribui, coopere com generosidade; se é exercer liderança, que a ministre com zelo; se é demonstrar misericórdia, que a realize com alegria.
O amor seja sem qualquer fingimento. Odiai, sim, o mal e apegai-vos ao bem.
Amai-vos dedicadamente uns aos outros com amor fraternal. Preferindo dar honra a outras pessoas, mais do que a si próprios.
Não sejais descuidados do zelo; sede fervorosos no espírito. Servi ao Senhor. Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.
Cooperai com os santos nas suas necessidades. Praticai a hospitalidade.
Abençoai os que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis.
Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que pranteiam.
Vivei em concórdia entre vós. Não sejais arrogantes, mas adotai um comportamento humilde para com todos. Não sejais sábios aos vossos próprios olhos.
A ninguém devolvei o mal por mal. Procurai proceder corretamente diante de todas as pessoas. Empreendei todos os esforços para viver em paz com todos."



I Coríntios cap. 12 vv. 4-6 ____________________

"O amor é paciente; o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, nem é arrogante. Não se porta de maneira inconveniente, não age egoisticamente, não se enfurece facilmente, não guarda ressentimentos. O amor não se alegra com a injustiça, pois sua felicidade está na verdade."


Comentário:

" O amor que vem de Deus tem dupla característica: a) Ativa: não espera ser amado primeiro para retribuir, mas toma a iniciativa e age com misericórdia (benignidade). b) Passiva: não se precipita em julgar e condenar, mas espera pacientemente (longanimidade) pela ação poderosa e perfeita do Senhor [...]"




Mateus cap. 7 v. 1 ____________________

"Não julgueis, para que não sejais julgados."


Comentário:

"Jesus mostra que é possível ajudar nosso semelhante com conselhos e críticas, bem como devemos estar dispostos a aprender, avaliar e ensinar. Entretanto, como cristãos, nosso dever é amar antes de julgar. Um coração repleto do amor de Deus não será acusador, mesquinho, invejoso, crítico contumaz ou difamador. A marca do cristão deveria ser seu amor irrestrito e altruísta pelo próximo, em especial por seus irmãos em Cristo."


A Palavra de Deus fala e se explica por si só. Acho que não há muito o que falar. Temos, sim, muito o que fazer!


No amor que nos constrange,

ricardo pereira
http://www.ricardoemprosa.blogspot.com/

Um comentário:

Donilo Bahia disse...

ALELUIA!!!
Amar sem medo de não ser amado!
Que o AMOR de Deus possa ser revelado em nossos corações com MAIS intensidades nesses últimos dias!
Que ao invés de esfriar, ele "AQUEÇA"...

Donilo Bahia